segunda-feira, 24 de março de 2014

Download Linux - Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

O guaxinim está pronto para trabalhar: a distribuição Linux mais famosa chega a sua mais recente versão. Confira as novidades!
 Seguindo o seu calendário à risca, a Canonical acaba de liberar a versão final do Ubuntu 13.04.
Tendo como codinome Raring Ringtail (ou Guaxinim Ansioso, traduzindo para o português), a mais recente edição da plataforma voltada para softwares livres traz uma série de melhorias para promover uma experiência ainda mais agradável e prática para seus adeptos.
Após um bom tempo de espera e grandes expectativas, a distribuição do Linux mais usada no mundo recebeu mecanismos para acessar páginas, serviços e aplicativos da web diretamente do desktop, recursos para a realização de pesquisas na internet, maior integração com as redes sociais, uma interface remodelada com novos ícones e muito mais.

Download abaixo


  • 794,00 MB
  • Para Linux X11/UnitySistema Incompatível
  • Sistema 32 bitsSistema 64 bits
  • Atualizado em 26/4/2013



  • Novidades mais quentes

    Como apresentado nas versões Beta do Ubuntu, o Kernel do sistema ganhou um upgrade para a edição 3.8.0-19-29. O LibreOffice agora é apresentado em sua edição de número 4.0.2, e outros softwares nativos já conhecidos pelos usuários (como o Thunderbird e o Firefox) também são enviados já com suas versões mais recentes.

    Novo visual

    De forma geral, a aparência do Ubuntu não teve grandes mudanças. É possível observar pequenas remodelações nos ícones e nos menus do explorador de arquivos, assim como em algumas janelas de configuração e personalização do sistema.

    Redes sociais

    Um dos implementos mais destacados da versão Raring Ringtail é a compatibilidade com um maior número de redes sociais e serviços online como Facebook, Twitter, Picasa, Flickr etc. Além disso, você pode até mesmo incluir diferentes endereços de email e conferir conteúdos de todas essas contas diretamente a partir de seu desktop.
    Nova interface

    Central mais rápida

    A Central de aplicativos do Ubuntu foi motivo de algumas discussões quando o Ubuntu Oneiric Ocelot foi lançado. Muitas pessoas reclamavam da lentidão apresentada para que a janela do recurso se abrisse e o conteúdo fosse exibido.
    Em edições Beta do sistema, já era possível notar uma melhora significativa na velocidade de carregamento da central, mas é na versão final que as modificações ficam mais claras. O recurso para download e gerenciamento de aplicações está muito mais rápido, exibindo o seu conteúdo apenas alguns segundos depois de acionado.

    Mais privacidade

    Uma ferramenta de segurança bem interessante presente no Ubuntu é a “Privacy”. Eventualmente, quando você utiliza um aplicativo ou abre um diretório, o sistema armazena as ações realizadas em uma espécie de log.
    Com o Privacy, você pode escolher quais ferramentas serão imunes aos registros do Ubuntu. Por exemplo, se você quiser utilizar o player de música e não quer que as ações feitas dentro dele sejam armazenadas no log criado pelo SO, é só adicionar o Rhythmbox nas exceções do Privacy.
    Dessa maneira, você consegue utilizar qualquer ferramenta presente em seu computador sem deixar nenhum rastro das ações executadas nelas.
    Pesquisa de conteúdos

    Na instalação

    O processo de instalação do Ubuntu é o mesmo. O que mudou foi uma das telas apresentadas durante a execução da tarefa. Enquanto os arquivos são copiados e o sistema instalado, você pode acompanhar o que o mundo está falando a respeito do Ubuntu por meio de uma timeline do Twitter apresentada na parte mais à direita da janela.
    As mensagens de diversos portais importantes quando o assunto é Ubuntu aparecem nas atualizações, inclusive a própria Canonical. É uma maneira bem interessante de deixar você por dentro do que as pessoas estão falando sobre o sistema operacional enquanto a instalação acontece.
    Instalando o SO

    Pesquisa web melhorada

    Na sua edição antecessora, a versão 12.10, o Ubuntu já havia recebido uma grande inovação em seu sistema de pesquisa, possibilitando que recursos e configurações de aplicativos instalados pudessem ser identificados.
    Agora, o Raring Ringtail passou a contar mais um interessante recurso, com o qual você pode realizar pesquisas de documentos, planilhas, apresentações e outros tipos de conteúdos que estejam salvos em serviços na internet diretamente do campo de procura do Dash.
    Basta você digitar o termo desejado e pressionar a tecla Enter para que o próprio SO envie a pesquisa para serviços de hospedagem, como o Google Drive e a Amazon.

    Acesso facilitado para páginas da web

    Ao longo do dia, nós usufruímos de uma longa lista de páginas da web, serviços e softwares online. Com a nova versão do Ubuntu, acessar esses conteúdos ficou ainda mais fácil. Isso porque a plataforma passou a oferecer suporte para que atalhos do Gmail, Facebook, Twitter, Google Docs e Last.FM, por exemplo, sejam adicionados ao lançador do sistema.
    Dessa forma, basta um clique para que você confira se recebeu algum email, as atualizações de seus contatos em redes sociais, se alguém alterou um de seus documentos compartilhados, as novidades das suas bandas prediletas e o que mais você desejar.
    Softwares atualizados

    Visualização de fotos renovada

    Outra interessante mudança no Dash foi a renovação do seu sistema de visualização de fotografias. A aparência do visualizador é praticamente a mesma, mas os seus recursos de procura por imagens estão mais eficientes e precisos. Os filtros foram ampliados, permitindo que você configure suas pesquisas a partir de datas, títulos, períodos de edição e fonte de localização (se as figuras estão no computador ou no Picasa).
    Além dessas novidades mais notórias, o Raring Ringtail ainda oferece um mecanismo facilitado de compartilhamento para quem utiliza o Dropbox no Linux, eliminando o suporte para a plataforma Unity 2D — a qual foi importante durante os primórdios da popularização dos netbooks que possuíam especificações de hardware bem limitadas.


    Download abaixo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário